Formas institucionais da terceirização de serviços em hospitais da região sudeste do Brasil: um estudo exploratório

 

Sábado Nicolau Girardi
Cristiana Leite Carvalho
João Batista Girardi Jr.

 

Neste trabalho apresentamos os principais resultados da pesquisa “Formas Institucionais da Terceirização de Serviços em Hospitais da Região Sudeste do Brasil: um estudo exploratório”. A pesquisa foi realizada através de Entrevistas por Telefone Assistidas por Computador (ETAC). O survey cobriu 682 estabelecimentos hospitalares dos estados da região sudeste do país. O universo pesquisado correspondeu a uma amostra probabilística estratificada por porte de empregados dos estabelecimentos e teve dois objetivos básicos: (i) realizar um estudo exploratório sobre as formas de contratação de pessoal e serviços em hospitais e as modalidades institucionais adotadas no caso da terceirização do trabalho e dos serviços; (ii) testar a eficácia do método de survey telefônico na coleta de dados sobre aspectos do mercado de trabalho na área da saúde quanto à rapidez, fidedignidade da informação e taxa efetiva de respondentes. As perguntas fora m dirigidas aos gestores dos estabelecimentos (diretores, provedores e administradores dos hospitais) ou, alternativamente, a um informante por ele indicado. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro a dezembro de 1999.

A apresentação do trabalho foi organizada em 04 sessões. A introdução discute a problemática da terceirização no setor de serviços de saúde a partir de uma perspectiva teórico-conceitual e levanta algumas hipóteses sobre suas implicações para a gerência das organizações bem como sobre seus impactos sobre os mercados de trabalho e serviços. Na segunda sessão apresentamos a metodologia utilizada e os aspectos operacionais envolvidos no desenvolvimento da pesquisa. Na terceira sessão apresenta-se os resultados da pesquisa discutindo os principais achados relativamente às formas e modalidades de contratação e terceirização encontradas. Na quarta sessão trazemos para apreciação aspectos da opinião dos gerentes dos estabelecimentos pesquisados sobre as principais vantagens e desvantagens atribuídas ao processo de terceirização tomando em conta parâmetros relativos a custos, produtividade, qualidade dos serviços etc. Neste trabalho não constam os blocos de anexos com as tabulações detalhadas e o anexo metodológico que se encontram no relatório da pesquisa.

 

Leia o relatório completo aqui