Joana Azevedo da Silva
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
Regina Maria Giffoni Marsiglia
Dando continuidade à Coletânea ObservaRHSP: estudos e projetos, entrega-se o Volume 2 da publicação Os Sujeitos da Atenção Básica à Saúde na cidade de São Paulo.
O Volume 1 apresentou resultados de investigações dirigidas à Atenção Básica à Saúde na cidade de São Paulo, tendo como objeto exclusivo os sujeitos da estratégia de Saúde da Família.
Neste Volume 2, amplia-se a abrangência da discussão: apresentam-se estudos que incluem o universo dos trabalhadores desse nível de atenção na cidade, bem como os impactos das diferentes formas de organização desse trabalho sobre a integralidade do cuidado. Para esses estudos são cenários das investigações três diferentes tipos de Unidades Básicas de Saúde: aquelas cuja organização dos serviços segue o modelo de Ação Programática (AP), as que operam exclusivamente com a estratégia de Saúde da Família (PSF), e as unidades mistas (MISTAS), nas quais convivem os dois modelos.
Consideram-se também as diferentes parcerias utilizadas para a gestão dos serviços de atenção básica no município, e as estratégias de formação em serviço desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de São Paulo na qualificação da atenção básica.
Assim, o Volume 2 aqui apresentado está organizado em três partes:
- A Parte I, integrada por três capítulos e respectivas conclusões, contempla os estudos envolvendo os trabalhadores dos tipos de Unidades Básicas de Saúde acima referidos;
- A Parte II apresenta, como Capítulo 4, uma detalhada investigação sobre a Integralidade nos modelos de Atenção Básica à Saúde, envolvendo gerentes, profissionais e usuários;
- Já a Parte III, que encerra o volume, envolve dois capítulos: o de número 5, que cuida das Parcerias estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde com Instituições de Ensino e de excelência na prestação de serviços de saúde para a atenção básica na cidade, e o Capítulo 6, elaborado sob a forma de artigo, que procede a um resgate histórico da formação de recursos humanos para a Atenção Básica à Saúde em São Paulo.
Diversificam-se os enfoques buscando compreender melhor a inter-relação entre diferentes fatores envolvidos na gestão do trabalho no setor.