Análise dos fluxos e de desempenho dos Cursos de Graduação em Saúde

O presente relatório se insere no escopo do “Estudo para Proposição de Estratégias de Fixação de Profissionais de Saúde Através de Metodologia para Incentivo à Abertura e Ocupação de Vagas em Programas de Residência em Saúde”. O estudo é desenvolvido pela Rede Colaborativa para Estudos Estratégicos da Força de Trabalho em Saúde no Brasil, uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Observatório de Recursos Humanos em Saúde – Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (EPSM/NSCON/FM/UFMG) e o Observatório de Recursos Humanos em Saúde de São Paulo (OBSERVARH-SP).

O estudo tem como objetivo a proposição de estratégias de fixação de profissionais de saúde por meio de metodologia para incentivo à abertura e ocupação de vagas em Programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. Espera-se contribuir para o fortalecimento da capacidade institucional da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) em desenvolver suas funções nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, além de apoiar a estruturação de serviços conforme o modelo de redes regionais de saúde, com vistas à ampliação do acesso, à qualidade e à integralidade dos serviços especializados. Para tanto, busca-se o desenvolvimento de metodologias e a produção de informações sobre o dimensionamento e planejamento de profissionais de saúde especialistas, com foco no incentivo à criação e ocupação de vagas de residência em regiões com maior carência ou necessidade de especialidades consideradas prioritárias para as redes de atenção à saúde loco-regionais.

Este relatório apresenta uma análise dos fluxos e do desempenho dos cursos de graduação na área da saúde, com base nos microdados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), referentes ao período de 1991 a 2021. Os fluxos de entrada e saída do sistema educacional, bem como os indicadores de desempenho – como inserção no mercado de trabalho e eficiência terminal – contribuem para compreender o comportamento das profissões e a dinâmica da oferta e da demanda no mercado de trabalho. Dessa forma, dimensionar a estrutura do sistema educacional já existente, a oferta de cursos de saúde e o número de profissionais formados contribui para um diagnóstico mais preciso na criação e abertura de novas vagas de residência.

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