Contratação de serviço e tecnologias médicas na rede hospitalar do estado de Minas Gerais

 

Francisco Eduardo Campos (Coordenados do NESCON)
Sábado Nicolau Girardi (Coordenador da Pesquisa)
Cristiana Leite Carvalho
João Girardi Júnior
Jackson Freire Araújo

 

O crescimento e o processo de intensa diferenciação do mercado de trabalho dos médicos no Brasil vem sendo analisado pela equipe de pesquisadores da Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado e Regulação em Saúde do Núcleo de Pesquisas em Saúde Coletiva (EPSM-NESCON) da UFMG, por meio de parcerias com Conselhos Regionais de Medicina dos estados, o Ministério da Saúde, o Ministério do Trabalho e a Organização Pan-Americana da Saúde.

Recentemente, a pedido do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, a equipe, coordenada pelos médicos e pesquisadores Francisco Campos e Sábado Girardi, realizou uma pesquisa para identificar as formas e tendências de contratação do profissional e serviços médicos nos hospitais mineiros. A pesquisa demonstrou que os arranjos de prática e formas de organização às quais os médicos se filiam constituem elementos indispensáveis para o entendimento e a superação dos problemas que cercam o exercício da medicina no estado.

Neste trabalho apresentamos os principais resultados da pesquisa “Contratação de Serviços e Tecnologias Médicas na Rede Hospitalar do Estado de Minas Gerais”. A pesquisa foi realizada através de Entrevistas por Telefone Assistidas por Computador (ETAC), cobrindo 326 estabelecimentos hospitalares. O universo pesquisado correspondeu a uma amostra probabilística estratificada por natureza jurídica dos estabelecimentos e teve por objetivo básico realizar um estudo que identificasse as formas institucionais de contratação de pessoal e serviços na área médica.

 

Baixe o relatório completo aqui