Francisco Eduardo Campos (Coordenados do NESCON)
Sábado Nicolau Girardi (Coordenador da Pesquisa)
Cristiana Leite Carvalho
João Girardi Júnior
Jackson Freire Araújo
O crescimento e o processo de intensa diferenciação do mercado de trabalho dos médicos no Brasil vem sendo analisado pela equipe de pesquisadores da Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado e Regulação em Saúde do Núcleo de Pesquisas em Saúde Coletiva (EPSM-NESCON) da UFMG, por meio de parcerias com Conselhos Regionais de Medicina dos estados, o Ministério da Saúde, o Ministério do Trabalho e a Organização Pan-Americana da Saúde.
Recentemente, a pedido do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, a equipe, coordenada pelos médicos e pesquisadores Francisco Campos e Sábado Girardi, realizou uma pesquisa para identificar as formas e tendências de contratação do profissional e serviços médicos nos hospitais mineiros. A pesquisa demonstrou que os arranjos de prática e formas de organização às quais os médicos se filiam constituem elementos indispensáveis para o entendimento e a superação dos problemas que cercam o exercício da medicina no estado.
Neste trabalho apresentamos os principais resultados da pesquisa “Contratação de Serviços e Tecnologias Médicas na Rede Hospitalar do Estado de Minas Gerais”. A pesquisa foi realizada através de Entrevistas por Telefone Assistidas por Computador (ETAC), cobrindo 326 estabelecimentos hospitalares. O universo pesquisado correspondeu a uma amostra probabilística estratificada por natureza jurídica dos estabelecimentos e teve por objetivo básico realizar um estudo que identificasse as formas institucionais de contratação de pessoal e serviços na área médica.