Mobilização de agentes solidários do Profae

 

Sabado Girardi

 

Este relatório tem como objetivo informar sobre a realização e sobre os resultados da Pesquisa/Mobilização PROFAE, contratada pelo Ministério da Saúde junto à Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado/NESCON/FM/UFMG. A pesquisa, um survey realizado através de entrevistas telefônicas assistidas por computador (ETAC), foi realizada entre os dias 20 de dezembro de 1999 e 21 de janeiro de 2000, cobriu 1969 estabelecimentos hospitalares em 1394 municípios brasileiros (número correspondente à totalidade dos municípios brasileiros que possuem de 1 a 5 hospitais com mais de 20 empregados registrados no Cadastro de Estabelecimentos Empregadores – CEE – do sistema RAISCAGED do Ministério do Trabalho e Emprego). Tomando por base esse desenho o universo pesquisado correspondeu a 75% dos municípios do país com estabelecimentos com mais de 20 empregados registrados.

A pesquisa teve dois objetivos básicos: (i) divulgar o PROFAE convocando profissionais responsáveis pelos serviços de atendimento de enfermagem (enfermeiros-chefes e ou pessoal com responsabilidade similar no estabelecimento) para uma cooperação voluntária com o processo de mobilização de clientela para os cursos de profissionalização de auxiliares de enfermagem e escolarização em nível fundamental de pessoal da área (Cadastramento de Agentes Voluntários). (ii) ampliar o leque de informações existentes sobre o PROFAE pesquisando os índices de divulgação do programa, levantando informações sobre o processo de cadastramento, número de pessoas desqualificadas trabalhando em atividade de enfermagem, necessidades quantitativas reais dos estabelecimentos com relação aos cursos, número de trabalhadores dispostos a fazer o curso e finalmente quantificando opiniões dos entrevistados sobre fatores de motivação e desmotivação para que as pessoas se inscrevessem no PROFAE (pesquisa propriamente dita).

O relatório é constituído por três sessões. A primeira sessão apresenta o problema que originou a pesquisa mobilização. A segunda sessão apresenta a metodologia da pesquisa telefônica. Reporta-se a moldura de amostragem utilizada, as principais variáveis pesquisadas e aspectos relativos à operacionalização da pesquisa. Na terceira sessão apresentam-se as tabulações contendo os resultados da pesquisa. Compõem ainda o relatório dois corpos de anexos: um anexo onde se apresenta o instrumento da pesquisa (máscara) e um anexo com informações cadastrais dos agentes do PROFAE.

 

Baixe o relatório completo aqui