Monitoramento da demanda por especialidades e residências médicas no Brasil

 

Alice Werneck Massote
Ana Cristina de Sousa van Stralen
Cristiana Leite Carvalho
Flávio Paiva Loureiro
Jackson Freire Araujo
Joice Carvalho Rodrigues
Lucas Wan Der Maas
Luis Henrique Silva Ferreira
Sabado Nicolau Girardi

 

Desde o final dos anos 1990, a EPSM vem realizando trabalhos de acompanhamento periódico do mercado de trabalho das especialidades e residências médicas. Diversos surveys exploratórios sobre contratação, vinculo e remuneração de médicos no mercado de especialistas foram realizados desde então.

Em 2008, especificamente, foi conduzido um levantamento de âmbito nacional junto a uma amostra representativa de estabelecimentos hospitalares públicos e privados buscando identificar situações de sub-oferta e escassez de especialidades médicas, medidas por meio da verificação de problemas com o recrutamento e dificuldades de contratação das diversas especialidades médicas, graus e razões das dificuldades bem como as tendências ao longo do tempo. Naquela ocasião, as especialidades de Pediatria, Anestesiologia, Psiquiatria, Neurologia e Neurocirurgia, entre outras, foram reportadas pelos gestores hospitalares entre as principais para as quais encontravam muita dificuldade de recrutamento e contratação e para as quais os graus de dificuldade eram crescentes ao longo dos últimos anos (EPSM, 2009).

A partir de 2011, iniciamos um processo de monitoramento do mercado de trabalho de especialistas e residências médicas através da análise de dados secundários periódicos, da realização de surveys telefônicos contínuos e da projeção da demanda por especialidades médicas em curto e médio prazo. Nesse sentido, pretende-se a cada dois anos rever as projeções à luz dos novos dados analisados, sempre entrevistando gestores hospitalares no sentido de acompanhar o mercado em questão na opinião dos principais ofertantes de serviços médicos especializados. Para tanto, o estudo que aqui se apresenta, inaugura o processo de monitoramento das especialidades e residências médicas e pretende organizar os eixos teórico e metodológico básicos para sua continuidade nos próximos biênios.

O “Monitoramento da demanda por especialidades e residências médicas no Brasil” envolveu 05 componentes, a saber:

(i) uma revisão da literatura sobre a dinâmica sócio-histórica da emergência e desenvolvimento da especialização médica;
(ii) uma revisão de literatura sobre modelos de projeção e parâmetros internacionais utilizados para calculo de efetivos de especialistas médicos;
(iii) uma caraterização da força de trabalho médica a partir, principalmente, da análise de dados secundários, com a utilização de técnicas de estatística descritiva e avançada para análise de dados das áreas de formação e trabalho médicos para compreender a dinâmica atual do exercício da profissão médica e de sua diversas especialidades;.
(iv) survey telefônico para identificar as dificuldades de recrutamento e contratação de especialidades em hospitais privados.
(v) Proposição de um modelo de projeção da força de trabalho médica, ajustado à composição por especialidades.

Baixe o relatório completo aqui