Perfil Institucional e Mercado de Trabalho dos Docentes das Escolas Técnicas Executoras do PROFAE: Região Sudeste

 

Cristiana Leite Carvalho
Jackson Freire Araújo
João Girardi Júnior
Sábado Nicolau Girardi

 

Desde sua implantação, em 2000, o PROFAE vem articulando, nos estados da região Sudeste do país, o trabalho de 4 agências regionais, 44 operadoras e mais de uma centena de agências executoras envolvidas na formação de pessoal de nível médio na área de enfermagem. O número de alunos formados na região ultrapassa a casa dos 18 mil trabalhadores – contando auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e egressos de cursos de educação fundamental. Outros 30 mil trabalhadores da área encontram-se matriculados nesses cursos. Os docentes envolvidos nesses cursos, na quase totalidade profissionais da área de enfermagem, somam mais de 3.600. O potencial do projeto para a definição de novos rumos e tendências da educação profissional de nível médio na área da saúde é evidente. Assim também, seu potencial para influenciar sobre a dinâmica dos mercados de trabalho dos profissionais da área de enfermagem.

Os cursos do PROFAE têm representado novas oportunidades de ocupação e composição de renda para os profissionais de enfermagem. Além disso, se configuram como importantes locais de experimentação de novos formatos de relações de emprego pela gerência das instituições. O presente estudo, de caráter exploratório, investigou junto às agências executoras dos cursos do PROFAE na região Sudeste, aspectos de seu perfil institucional, capacidade instalada em recursos físicos e humanos bem como características do emprego e remuneração dos profissionais docentes. O objetivo principal do survey foi fornecer informações que possibilitassem a elaboração de hipóteses específicas sobre os impactos do PROFAE na formação de “mercados” educativos na região e na configuração dos mercados de trabalho dos profissionais de enfermagem e, conseqüentemente, o desenho de investigações de maior profundidade sobre o tema.

 

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