Este documento é o relatório final dos produtos referentes à meta 2 (“Dimensionar a força de trabalho de especialidades no Brasil”) do projeto “Construção de uma rede colaborativa para produção de subsídios para formação e alocação de especialistas no Brasil”. O mesmo foi preparado pelas equipes da Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado (EPSM) do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Estação de Trabalho do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), integrantes da Rede de Observatórios de Recursos Humanos em Saúde.
Constituem objetivos específicos da meta 2, apresentados neste relatório:
- Revisão bibliográfica sobre o dimensionamento da força de trabalho médico com foco nas especialidades, descrevendo modelos internacionais de projeção de especialidades: Estados Unidos, Canadá e Austrália.
- Levantamento dos registros e estatísticas existentes no Brasil que permitem o dimensionamento das especialidades médicas, com uma avaliação da necessidade de uso dos mesmos neste projeto, considerando aspectos referentes ao conteúdo e dinâmica de acesso aos microdados.
- Customização dos microdados das fontes de informação selecionadas para o dimensionamento de especialidades médicas no Brasil.
- Discriminação do estoque global de médicos segundo atributos demográficos, distribuição geográfica e características do mercado de trabalho.
- Dimensionamento de especialidades para o total da força de trabalho médica, segundo especialidades de titulação e de exercício no mercado de trabalho.
- Caracterização do exercício profissional de especialidades médicas, identificando padrões estatísticos de combinação de especialidades e composição da carga horária total em torno destas.
- Elaboração e aplicação de metodologia para projeção de especialidades médicas.
Baixe os relatórios completos:
Meta 2: Dimensionamento da Força de Trabalho de Especialidades Médicas no Brasil